Família e escola: a importância da colaboração para a formação de crianças e jovens

Descubra como a união entre família e escola pode potencializar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Dicas para promover essa parceria de sucesso!

Práticas Pedagógicas
25/01/2024
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Família e escola: a importância da colaboração para a formação de crianças e jovens

A família e a escola são os dois principais contextos de desenvolvimento humano, que exercem influências mútuas e complementares na formação de crianças e jovens.

A colaboração entre essas duas instituições é fundamental para promover o bem-estar, o aprendizado e a cidadania dos estudantes, além de prevenir e enfrentar problemas como violência, evasão e baixo desempenho escolar.

Neste texto, vamos discutir os conceitos de família e escola, os benefícios da parceria entre elas, os desafios para a sua efetivação e algumas estratégias para fortalecer essa relação. Acompanhe!

Qual a importância da relação entre a família e a escola?

A relação entre a família e a escola é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. A família é o primeiro ambiente de socialização e aprendizagem, onde os valores, as crenças e as atitudes são transmitidos e construídos.

A escola é o espaço de ampliação do conhecimento, da convivência com a diversidade e da formação cidadã. Quando essas duas instituições trabalham em parceria, elas contribuem para o sucesso escolar, a autoestima e a autonomia dos estudantes.

O meio familiar pode dar suporte à escola de inúmeras formas, como:

  • Acompanhar o desempenho e as atividades dos filhos;
  • Participar das reuniões e dos eventos promovidos pela escola;
  • Dialogar com os professores e os gestores;
  • Colaborar com as normas e os projetos pedagógicos;
  • Incentivar a leitura e os hábitos de estudo em casa;
  • Valorizar os esforços e os avanços dos filhos;
  • Respeitar as diferenças e as dificuldades de cada um.

Já a comunidade escolas pode apoiar a família das seguintes maneiras:

  • Oferecer um ensino de qualidade;
  • Respeitar as características e as necessidades de cada aluno;
  • Comunicar-se com clareza e transparência com os responsáveis;
  • Acolher as sugestões e as críticas da comunidade escolar;
  • Promover a participação dos familiares nos conselhos e nas associações de responsáveis e mestres;
  • Criar espaços de diálogo e de formação para as famílias;
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural e social dos alunos.

A relação entre a família e a escola é um desafio que exige compromisso, confiança e respeito mútuo. Quando essa relação é harmoniosa e colaborativa, ela beneficia não só os alunos, mas também os responsáveis, os professores e a sociedade como um todo.

O que Paulo Freire fala sobre a importância da família na escola?

Paulo Freire foi um educador brasileiro que defendia uma pedagogia crítica e emancipadora, baseada no diálogo entre educadores e educandos. Para ele, a família era um dos principais agentes da educação, pois tinha o papel de transmitir valores, cultura e identidade aos filhos.

Além disso, a família deveria participar ativamente da vida escolar, acompanhando o processo de aprendizagem, dialogando com os professores e contribuindo para a gestão democrática da escola.

Freire acreditava que a educação era um ato político e que a família e a escola deveriam se unir para formar cidadãos críticos, conscientes e transformadores da realidade social.

O quê Vygotsky diz sobre a família e a escola?

Vygotsky diz que a família e a escola são agentes importantes na interação social da criança, que é essencial para o seu desenvolvimento cognitivo e linguístico. Segundo ele, a criança aprende por meio da internalização das experiências e relações que vivencia com o meio e com os outros indivíduos.

A família é responsável por fornecer o apoio emocional e social necessário para o desenvolvimento da criança, enquanto a escola é responsável por fornecer o ambiente educacional adequado para o seu desenvolvimento intelectual.

O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções de acordo com a zona de desenvolvimento proximal da criança, que é a diferença entre o que ela pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com ajuda.

A teoria de Vygotsky é uma das mais influentes na psicologia do desenvolvimento humano e na educação.

O que diz Piaget sobre família e escola?

Piaget foi um psicólogo suíço que estudou o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele acreditava que a família e a escola eram dois ambientes importantes para o aprendizado e a formação da personalidade.

Segundo Piaget, a família é o primeiro grupo social em que a criança participa e onde ela aprende as regras básicas de convivência, os valores morais e as noções de afeto e respeito. A escola é o segundo grupo social em que a criança entra em contato com outras pessoas e outras formas de pensar.

Na escola, a criança desenvolve suas habilidades intelectuais, sua criatividade e sua autonomia. Piaget defendia que a educação deveria ser baseada na interação entre o professor e o aluno, respeitando o ritmo e o estágio de desenvolvimento de cada um.

Benefícios da colaboração entre família e escola

mãe e pai de uma menina de 10 anos acompanhando-a nas tarefas escolares em casa.

Quando a família se envolve na vida escolar dos filhos e participa das atividades e projetos da escola, ela contribui para o fortalecimento dos vínculos afetivos, a formação da autoestima e a educação das emoções dos estudantes.

Além disso, a família pode acompanhar mais de perto o desempenho e os resultados dos filhos, ajudando-os a superar as dificuldades e a valorizar os avanços.

A escola, por sua vez, deve promover uma gestão democrática e aberta ao diálogo, incentivando a presença e a opinião dos responsáveis.

Ela também deve oferecer orientações e recursos para que a família possa apoiar os filhos em casa, complementando o trabalho pedagógico realizado em sala de aula.

Quando há uma parceria entre esses dois ambientes, os benefícios são múltiplos:

  • Os alunos se sentem mais motivados, seguros e confiantes para enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais;
  • Os responsáveis se envolvem mais na vida escolar dos filhos, acompanhando seu desempenho, participando de atividades e eventos, e apoiando as decisões pedagógicas da escola;
  • Os professores conhecem melhor as características, as necessidades e as expectativas dos alunos e das famílias, podendo planejar e executar ações educativas mais adequadas e eficazes;
  • A comunicação entre família e escola se torna mais frequente, clara e respeitosa, favorecendo o diálogo, a troca de informações e a resolução de conflitos;
  • A escola se beneficia da contribuição das famílias para a melhoria da infraestrutura, da gestão e da qualidade do ensino.

Estratégias para promover o envolvimento dos responsáveis na educação dos filhos

mãe e pai de uma menina de 10 anos realizando uma atividade escolar em conjunto.

O envolvimento dos responsáveis na educação dos filhos é um fator importante para o sucesso escolar e o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. No entanto, muitos enfrentam dificuldades para acompanhar e apoiar os estudos dos filhos, seja por falta de tempo, de conhecimento ou de habilidades.

Por isso, trouxemos algumas estratégias que podem ajudá-los a estabelecerem uma parceria positiva com a escola:

  • Conheça o projeto pedagógico da escola e os objetivos de aprendizagem de cada ano ou série. Assim, você poderá entender melhor o que seu filho está aprendendo e como pode ajudá-lo em casa;
  • Participe das reuniões de responsáveis e mestres e dos eventos promovidos pela escola. Essas são oportunidades para conhecer os professores, os colegas e as atividades realizadas pelo seu filho. Além disso, você poderá tirar dúvidas, dar sugestões e acompanhar o desempenho e o comportamento do seu filho na escola;
  • Estabeleça uma rotina de estudos em casa. Defina um horário e um local adequados para o seu filho fazer as lições de casa, revisar os conteúdos e se preparar para as provas. Oriente-o sobre como organizar o material escolar, planejar o tempo e resolver as dificuldades;
  • Dialogue com o seu filho sobre os assuntos estudados na escola. Mostre interesse pelo que ele está aprendendo e incentive-o a compartilhar suas opiniões, dúvidas e descobertas. Relacione os conteúdos escolares com situações do cotidiano, da atualidade ou da cultura. Leia livros, assista a filmes e visite museus ou exposições que tenham relação com os temas estudados;
  • Reconheça os esforços e os progressos do seu filho. Elogie-o quando ele se dedicar aos estudos, cumprir as tarefas ou melhorar as notas. Valorize também as suas habilidades não acadêmicas, como a criatividade, a cooperação ou a liderança.

Comunicação efetiva entre família e escola

visão superior de uma mãe e um pai orientando sua filha de 8 anos a realizar uma atividade escolar.

Uma boa comunicação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma parceria educativa.

Para estabelecer um diálogo efetivo, é preciso que ambos os lados sejam abertos, respeitosos, colaborativos e comprometidos com o bem-estar e o sucesso dos estudantes. Algumas estratégias que podem ajudar nesse processo são:

Incentivar os responsáveis a se envolverem na vida escolar dos filhos

Informá-los sobre o currículo, as atividades, os projetos, os resultados e as dificuldades dos alunos. Eles devem se mostrar interessados e disponíveis para conversar com os professores, os coordenadores e os gestores sobre o desempenho e o comportamento dos filhos, além de dar sugestões e opiniões para melhorar a qualidade da educação.

Investir em canais de comunicação diferentes

A escola deve buscar meios alternativos para se comunicar com os responsáveis, como agenda, telefone, e-mail, aplicativo, site, redes sociais etc. Esses canais devem ser atualizados com frequência e usados para enviar avisos, recados, convites, elogios, críticas e feedbacks. Os responsáveis devem acompanhar esses canais e responder às mensagens da escola sempre que possível.

Promover reuniões e eventos

A escola deve organizar reuniões periódicas com os pais para discutir assuntos pedagógicos, administrativos e financeiros. Essas reuniões devem ser planejadas com antecedência e ter uma pauta definida.

Também vale realizar eventos culturais, esportivos e sociais que envolvam a participação dos pais e dos alunos, como festas, feiras, palestras, oficinas etc. Esses eventos devem ser divulgados com antecedência e ter um objetivo claro.

Estimular a participação dos responsáveis na gestão escolar

Abrir espaço para que a família possa participar das decisões que afetam a educação dos filhos. Isso pode ser feito por meio de conselhos escolares, associações de pais e mestres, comissões de pais etc.

Esses órgãos devem ter representatividade, autonomia e transparência. Os pais devem se candidatar a esses órgãos e exercer seus direitos e deveres como membros da comunidade escolar.

Oferecer apoio aos responsáveis

É reconhecer as dificuldades que os pais enfrentam para educar os filhos na atualidade e oferecer apoio psicológico, pedagógico e social. Isso pode ser feito por meio de orientações individuais ou coletivas, cursos de formação continuada, grupos de apoio etc.

A escola deve respeitar as diferenças culturais, sociais e econômicas das famílias e buscar compreender suas necessidades e expectativas.

Atividades conjuntas para fortalecer a parceria

família composta por uma mulher, um homem e um menino de 8 anos sorriem sentados à mesa com materiais escolares dispostos enquanto olham para frente.

Abaixo, reunimos algumas ideias de atividades conjuntas para fortalecer a parceria entre família e escola, mas existem muitas outras possibilidades. O importante é que a escola esteja sempre aberta ao diálogo e à colaboração com as famílias, buscando construir uma relação de confiança e respeito mútuo. Confira:

  • Dia da família: um evento que reúne a família, alunos, professores e funcionários para realizar atividades lúdicas, culturais e recreativas, promovendo a integração e a convivência entre todos;
  • Embaixadores escolares: responsáveis que se voluntariam para representar a escola em eventos, reuniões ou projetos da comunidade, fortalecendo o vínculo e a confiança entre as partes;
  • Acolhimento familiar: uma ação que consiste em receber os responsáveis na escola, apresentar os professores, a estrutura, os projetos e as expectativas para o ano letivo, incentivando o diálogo e o compromisso com a educação dos filhos;
  • Plano de ensino: um documento que contém os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de cada disciplina, que deve ser compartilhado com os responsáveis no início do ano letivo, para que eles possam acompanhar e apoiar o processo de aprendizagem dos filhos;
  • Envolvimento da comunidade em projetos: uma forma de estimular a participação da família na escola é envolvê-la em projetos que tenham relevância social, cultural ou ambiental, como campanhas solidárias, feiras de ciências, exposições artísticas, etc.

Conclusão

A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral dos indivíduos, pois ambas influenciam nos aspectos pessoal, social e profissional. No entanto, essa relação nem sempre é harmoniosa e efetiva, pois existem diferentes concepções, expectativas e demandas de cada parte.

Por isso, é necessário que haja um diálogo constante, respeitoso e participativo entre os pais e a instituição de ensino, tendo como objetivo comum o pleno desenvolvimento infantil. A família deve acompanhar e apoiar o processo de aprendizagem dos filhos, sem interferir de forma negativa ou invasiva na autonomia da escola e dos alunos.

A escola deve acolher e valorizar as contribuições da família, sem se eximir de sua responsabilidade educativa ou transferi-la aos pais. Assim, a parceria entre família e escola pode se tornar uma aliança poderosa para a formação de cidadãos críticos, éticos e felizes.

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Conteúdo Santillana Educacão