O poder da leitura na infância: como os livros transformam vidas

Os livros são como passaportes para um universo de descobertas e possibilidades. Cada história tem o poder de despertar sonhos, inspirar reflexões e contribuir para a formação integral de cidadãos.[...]

Datas especiais
07/04/2025
Compartilhar:
Roda de alunos com a professora indicando um trecho de um livro para um aluno.

Os livros são como passaportes para um universo de descobertas e possibilidades. Cada história tem o poder de despertar sonhos, inspirar reflexões e contribuir para a formação integral de cidadãos. Ler é uma jornada transformadora e, por isso, incentivar o gosto pela leitura desde cedo é oferecer às crianças presentes inestimáveis: o acesso ao conhecimento, o estímulo à imaginação e à criatividade, além da oportunidade de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Mais que isso! O hábito da leitura traz uma série de outros benefícios:

  • Amplia o vocabulário;
  • Melhora a escrita;
  • Fortalece a comunicação;
  • Estimula o pensamento crítico;
  • Melhora a concentração;
  • Exercita o cérebro;
  • Desenvolve habilidades socioemocionais, como a empatia… e por aí vai!

No entanto, mesmo com tantas vantagens, o Brasil ainda encontra dificuldades para se tornar um país de leitores. Prova disso é o que mostrou a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, conduzida pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e divulgada em novembro de 2024. Segundo o relatório, o país registrou uma perda de quase sete milhões de leitores nos últimos quatro anos – um dado que, além de alarmante, reforça a importância de incentivar a leitura em todas as idades.

A importância da leitura nos dias atuais

Você sabia que no dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil? Escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, a data é uma ótima ocasião para reforçar a importância de estimular o hábito da leitura desde a infância, especialmente diante de um mundo cada vez mais digital e instantâneo.

As telas têm, cada vez mais, ocupado grande parte do tempo e da atenção de adultos e crianças. No entanto, a literatura continua sendo indispensável, afinal, os livros seguem desempenhando um papel primordial na construção do conhecimento e na formação dos indivíduos. Muito mais que uma atividade de aprendizado, a leitura é também uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades essenciais para a vida.

Abrir um livro significa embarcar em uma jornada de descobertas que vai muito além das palavras escritas – é um convite para explorar novos mundos, compreender diferentes perspectivas e crescer como seres humanos.

4 benefícios da leitura na infância

Crianças com livros com livros na mão na biblioteca.

Ler não apenas transporta as crianças para mundos fantásticos, como também impacta diretamente no desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos. Entre os muitos benefícios proporcionados aos jovens leitores, destacam-se:

1. Aprimoramento da comunicação e da expressão

O contato com os livros desde a primeira infância exerce um papel importantíssimo no desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal das crianças. Além de ampliar o vocabulário, melhorar a forma como os pequenos estruturam seus pensamentos e contribuir para uma comunicação mais clara e eficaz, crianças que leem ou ouvem histórias com frequência apresentam uma maior facilidade na oralidade, na escrita e até mesmo na interpretação de expressões.

2. Desenvolvimento do pensamento crítico

Muito mais que entreter, os livros convidam as crianças a imaginar, questionar, refletir e argumentar, despertando a curiosidade. Além disso, ao serem inseridas em diferentes perspectivas – contadas a partir de cada nova história -, os pequenos fortalecem o senso crítico. Isso, por sua vez, ajuda a interpretar informações e situações com mais clareza, sagacidade e autenticidade.

3. Fortalecimento dos vínculos e emoções

Ler com a criança é uma das formas mais lindas e especiais de criar laços afetivos e promover momentos de conexão entre a família. Mais que aproximar pais ou responsáveis e filhos, a hora da leitura também abre espaço para o desenvolvimento emocional dos pequenos, permitindo que eles desenvolvam empatia e compreendam diferentes emoções a partir da literatura.

4. Estímulo à criatividade e à imaginação

Cada página de um livro é um portal mágico para a fantasia e novas aventuras, não é mesmo? Ao explorar diferentes cenários e personagens, a criança exercita a capacidade de imaginar e criar suas próprias histórias. Esse processo estimula a criatividade de forma espontânea e prazerosa, incentivando a originalidade e a expressão individual.

5 dicas de como incentivar a leitura infantil

Um menininho fofo está sentado numa cadeira lendo um livro para seus colegas de classe.

Agora que já sabemos o impacto positivo da leitura, que tal conferir algumas dicas para incentivar esse hábito na infância?

1. Crie o cantinho da leitura

Ter um espaço aconchegante e tranquilo para ler faz toda a diferença no incentivo à leitura. Assim, separar um cantinho especial da casa, com almofadas, tapetes e uma iluminação agradável, onde os pequenos se sintam confortáveis para explorar o mundo dos livros, é uma ótima ideia. Uma dica legal – e bastante útil – é deixar os livros sempre acessíveis, organizados em prateleiras baixas, cestos ou mesas ao alcance das crianças.

2. Estabeleça uma rotina de leitura

Criar a hora da leitura é uma excelente maneira de tornar o hábito de ler algo natural e prazeroso. Seja antes de dormir, após o café da manhã ou em algum outro momento específico do dia, o importante é que a leitura faça parte da rotina.

3. Transforme a leitura em um momento de diversão

Que tal dar asas à imaginação na hora da leitura e dar vida às páginas dos livros? Vale encenar, usar vozes diferentes, cantar a história, utilizar brinquedos para fazer um teatrinho…

4. Dê liberdade para a criança escolher os livros

Permitir que os pequenos escolham o que querem ler, de acordo com seus interesses e curiosidades, é essencial para despertar o gosto pela leitura. Dar essa autonomia para as crianças faz com que elas se sintam mais motivadas e criem uma maior conexão com os livros.

5. Promova um passeio literário

Que tal transformar a leitura em uma experiência ainda mais especial? Exposições, livrarias incríveis e bibliotecas repletas de histórias estão espalhadas por todo o Brasil, e separar um tempinho para conhecer esses lugares com as crianças pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse pelos livros – e de descobrir novos títulos também!

A leitura na infância é um presente para toda a vida. Muito além de abrir portas para o conhecimento, incentivar a imaginação e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, ler forma cidadãos críticos, curiosos e cheios de boas ideias. Vamos juntos cultivar esse hábito e inspirar novas gerações de leitores apaixonados?


Sobre o(a) autor(a)

Conteúdo Santillana Educacão